Com a chegada das férias de verão ou se lhe quiserem chamar as férias grandes, existe na maior parte das vezes por parte dos Personal Trainers um baixar de guarda. Isto é, um aceitar que é normal os clientes cancelarem ou suspenderem o serviço de treino personalizado.

Ora então será mesmo normal isto acontecer? Será normal a tua faturação baixar para níveis preocupantes e que te deixam financeiramente débil durante quase um mês?

Para mim a resposta é obvia! NÃO! E nem tu deves aceitar que seja normal. Não deixes que o teu negócio derreta como um gelado derrete com o calor… Existem várias estratégias simples que os Personal Trainers de topo utilizam para se protegerem deste período.

1. A BASE…

As primeiras coisas primeiro, não podemos começar a construir uma casa pelo telhado assim como não podemos começar a preparar o período das férias grandes nas férias grandes.

Então, a base tem tudo a ver com a periodização de treino que fazes desde o início ao teu cliente. Se o fizeres desde o início não terás de te preocupar na altura. Podes ler mais sobre periodização no artigo “As 7 melhores estratégias de retenção”.

Acima de tudo deves desde o inicio do processo de treino saber QUANDO o teu aluno irá estar de férias e possíveis pausas que irá ter ao longo do processo e assim conseguires ANTECIPAR…

Podes utilizar esta folha para periodizares todos os momentos do teu aluno ao longo das semanas.

[file_download style=”3″][download title=”Periodiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Treino%20-%20Clientes%20″ icon=”style1-Xls-64×64.png” file=”https://academiadopersonaltrainer.com/wp-content/uploads/2019/06/Folha-de-Periodização-Clientes.xlsx” package=”” level=”” new_window=””][/download][/file_download]

 

2. ANTECIPA

ANTECIPAR é talvez a mais importante das estratégias que podes aplicar assim que sabes 2 coisas:

  1. Quando é que são as férias de TODOS os teus clientes;
  2. Quando é que são as TUAS férias.

Logo que tenhas o conhecimento destes dois fatores já podes definir o teu plano de ação junto do teu aluno.

Então mas o que é tu Personal Trainer podes antecipar?

TREINOS!

Vamos imaginar que tens um aluno que se chama João e treina contigo uma vez por semana. Sabes que o João vai de férias em Agosto 3 semanas.

Em JUNHO no final de um treino: “João, para não perdermos tudo aquilo que temos vindo a conquistar até aqui [Podes mencionar alguns resultados alcançados] e como vai de férias nas 3 primeiras semanas de Agosto, em Julho vamos treinar 2 vezes por semana nas 3 últimas semanas para assim anteciparmos os treinos das suas férias, parece-lhe bem?”

Repara que este trabalho deve ser antecipado ao máximo, deves ser TU a procurar fazê-lo com tempo e não em cima das férias do teu aluno, pois assim arriscas-te a que seja ele a procurar-te para CANCELAR ou SUSPENDER durante este período.

O que tenho observado em muitos Personal Trainers, é que muitas vezes não têm esta conversa com os clientes simplesmente por MEDO ou falta de confiança. Se der medo, vai com medo mesmo! O que quero dizer com isto é que o pior que podes fazer é deixar o tempo passar, não ter qualquer tipo de abordagem ao teu aluno e deixá-lo assumir o que para ele fará sentido. Ou seja “Não vou treinar neste período, não vou estar a pagar”.

 

3. DESAFIA

Para além de te antecipares na BASE, no planeamento, nos treinos e na abordagem ao teu aluno, deves também mostrar preocupação à continuidade dos seus treinos durante este período.

Isto é, podes criar alguns treinos simples e dar pequenos desafios aos teus alunos para cumprirem nas férias e que dessa forma não perdem todo o trabalho que fizeram contigo até à data.

“João sei que as férias é um período de descanso e altura também de cometer alguns excessos alimentares, por isso seria muito importante manter-se ativo. Preparei alguns treinos muito simples que pode realizar em qualquer sítio e a qualquer altura. O meu desafio é que faça pelo menos 3 vezes por semana, aceita o desafio?”

Lembra-te que ele vai estar de férias, provavelmente o treino será das últimas prioridades dele, por isso cria desafios simples, treinos curtos e que não necessitem de qualquer equipamento. Os objetivos são simples:

  1. O teu aluno manter-se ativo e não perder tudo aquilo que conquistou;
  2. TU manteres contacto com o teu aluno durante as férias, fazendo alguns follow-ups sobre os desafios que lhe lançaste;
  3. Manteres o teu aluno focado mesmo no período mais crítico;
  4. PROJETAR…

 

4. PROJETA

A última estratégia e não menos importante passa por projetares o pós-férias. Aqui uma vez mais está a importância da PERIODIZAÇÃO! Na continuidade do que foi abordado acima, sabendo quando o teu cliente volta de férias é importante teres definido o plano de ação pós-férias:

  • Primeiro passo: Passa por fazer uma avaliação ao teu aluno após as férias, vai permitir-te a ti e ao teu cliente perceberem o ponto de partida após este período.
  • Segundo passo: Definir metas e objectivos mensuráveis. Podes utilizar o modelo SMART (Específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e temporizáveis).
  • Terceiro passo: Realizar a periodização do treino ao longo dos próximos 6 meses. Garante que ao longo destes 6 meses vais reavaliando e reajustando a periodização.

[file_download style=”3″][download title=”Periodiza%C3%A7%C3%A3o%20de%20Treino%20-%20Clientes%20″ icon=”style1-Xls-64×64.png” file=”https://academiadopersonaltrainer.com/wp-content/uploads/2019/06/Folha-de-Periodização-Clientes.xlsx” package=”” level=”” new_window=””][/download][/file_download]

Pontos chave:

  1. Torna-te um mestre a periodizar;
  2. Antecipa as férias e os períodos em que os teus clientes vão parar de treinar por alguma razão;
  3. Não tenhas MEDO de falar com os teus clientes sobre as férias;
  4. UMA vez mais PERIODIZA.

Se este artigo te foi útil, partilha com 3 Personal Trainers que possam beneficiar da sua leitura.

Vem-nos por aí.


Fábio Filipe
Fábio Filipe

Fundador da Academia do Personal Trainer