É possível aumentares o teu rendimento com o mesmo número de clientes?

A resposta é SIM!

O crescimento do negócio do Personal Trainer está ligado a maioria das vezes na realização de novas vendas, no entanto, existem outros fatores como elevado potencial a serem explorados nomeadamente os Upsells.

LÊ TAMBÉM: AS 7 MELHORES ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO 

 

Porquê realizar UpSells?

Quando iniciei e minha carreira como Personal Trainer, não tinha as skills de venda nem a confiança que adquiri com o passar dos anos. As primeiras vendas feitas foram na grande maioria de pacotes mais baixos.

A ideia de que tinha naquela altura era que seria muito difícil vender os pacotes mais caros pois tinham um valor muito elevado e as pessoas nunca iriam pagar esse valor para treinar comigo, esta era a minha crença e por isso acabava apresentar apenas os valores mais baixo. Isto funcionava em  prejuízo tanto para o cliente como para mim porque o valor mais baixo nem sempre é o mais indicado para o cliente. Felizmente rapidamente percebi que era uma crença completamente errada.

Mas o que tem isso a ver com UpSells?

TUDO, pois seja por teres falta de confiança no momento da venda e apresentares valores mais baixos, seja por estares em início de carreira, por teres acumulado muitos clientes a pagar os teus pacotes mais baixos, o UpSell pode ser a forma de remediares essa situação e passares a faturar MAIS com o mesmo número de clientes. 

 

Mas o que é isto do UpSell?

O Upsell é vender algo com uma valor mais elevado a uma pessoa que já é atualmente tua cliente.

No negócio de Personal Training existem três formas do upsell acontecer:

  1. O cliente passou a treinar MAIS VEZES por semana contigo;
  2. O cliente passou a treinar MAIS TEMPO contigo;
  3. O cliente passou a treinar MAIS VEZES e MAIS TEMPO contigo.

Por exemplo, tens um cliente que treina contigo uma vez por semana durante 30 minutos, paga-te um valor mensal de 99€ e passa a treinar contigo duas vezes por semana 30 minutos, passas a cobrar mensalmente 198€.

O número de clientes não aumentou e tu estás a faturar mais com esse cliente.

Como realizar um UpSell?

Para realizares um ou mais UpSell vou dar-te os pontos que deves seguir:

1º – Faz uma lista de todos os teus clientes atuais. Escreve os nomes deles e qual o pacote de treino personalizado eles estão a fazer.

2º – Dessa lista assinala os clientes que para ti fazem sentido treinar mais vezes ou mais tempo contigo.

3º – Desses clientes que assinalaste encontra pelo menos 3 razões para cada um deles treinar mais vezes ou mais tempo contigo.

4º – Fala com o teu cliente, explica-lhe as razões e faz a proposta de UpSell.

Ps. Uma das formas que melhor resulta também para fazer um UpSell é através da experiência. Por exemplo, a uma pessoa que faz treinos de 30 minutos oferecer um treino de 60 minutos, desta forma ela já sabe as diferenças entre os treinos de 30 e os treinos de 60 minutos.

DESCARREGA AQUI A FOLHA DE TRABALHO PARA UPSELLS

 


Fábio Filipe
Fábio Filipe

Fundador da Academia do Personal Trainer